Principal mercado de e-commerce da América Latina é o BRASIL

O Brasil foi o principal mercado de e-commerce da América Latina entre 2007 e 2009, de acordo com um estudo recém divulgado pela Visa e conduzido pela unidade de pesquisa AmericaEconomia Intelligence.

Segundo o relatório, o país registrou o maior crescimento da região, com 170% no ano passado. Além de um faturamento que chegou a aproximadamente 23 bilhões de reais (13,23 bilhões de dólares).

Entretanto, com crescimento de apenas 39,2% no mesmo período, a participação de todos os países da América do Sul e do Caribe atingiu apenas 38,1 bilhões de reais (21,8 bilhões de dólares).

A previsão é que até o final de 2011, a região terá um aumento de 58% nas vendas online, atingindo cerca de 60 bilhões de reais (34,5 bilhões de dólares).

Entre 2007 e 2009, os gastos em compras realizadas pela web cresceram 106% em toda a região. Líder absoluto em termos de participação de mercado, o Brasil teve o melhor rendimento, com 61% do total, acompanhado de longe pelo México que registrou 12% e pelo Chile com 5%.

Segundo o estudo, entre os principais fatores responsáveis pela mudança estão o aumento do uso da web entre os grandes varejistas, a expansão da indústria de turismo, melhores medidas de segurança e a penetração de computadores e serviços de banda larga.

Os resultados finais foram baseados em pesquisas coletadas pela AmericaEconomia Intelligence entre 2008 e 2009, na região da América Latina e Caribe. Também foram aproveitadas informações oriundas de fontes oficiais dos países analisados. (Câmaras de Comércio Eletrônico ou Associações).

As informações foram categorizadas e complementadas com a análise industrial de especialistas, relatórios financeiros de grandes empresas e duas pesquisas: a TGI 2009 feita pela KMR e um estudo online feito em maio passado pela AmericaEconomia Intelligence.

Fonte: IDG Now!


Comentários

Postagens mais visitadas