domingo, 13 de setembro de 2009

Livro: Webmarketing: processos interativos no site da Barbie.com

                                                   
            O meu livro Webmarketing: Processos interativos no site Barbie.com lançado agora pela editora Insular de Florianópolis (176 pg, R$ 30,00). É resultado da minha dissertação de Mestrado, defendida na Universidade Tuiuti do Paraná - UTP em 2008. O prefácio foi escrito pela professora Dra. Adriana Amaral, que orientou minha dissertação bem como tantos outros caminhos do início da minha vida acadêmica e a orelha foi escrita pela professora e pesquisadora da Feevale, Dra. Sandra Montardo que participou das bancas de qualificação e defesa e que contribuiu efetivamemente para a conclusão desta pesquisa. Segue abaixo o texto.

Em Webmarketing: processos interativos no site Barbie.com, Michelle Sprandel da Silva contribui em muitos sentidos para a área de estudos da Cibercultura e para o mercado de Comunicação Digital. Em termos acadêmicos, a autora demonstra habilidade intelectual ao propor um arranjo teórico que relaciona a Cibercultura, a Comunicação e os processos interativos próprios da comunicação digital. Em seguida, elabora uma análise empírica a partir desse referencial teórico do site da Barbie.com.
Vale lembrar que, entre manuais e estudos mais densos, não faltam publicações sobre o uso de ferramentas de comunicação digital, em especial, aplicados a fins mercadológicos. Poucas entre estas publicações, no entanto, consistem em exercício metodológico tão cuidadoso, ao articular com propriedade conceitos e dados atualizados para tratar de uma apropriação do mercado brasileiro quanto ao consumo on-line. Ainda mais raros são os estudos de caso que relacionam a web como ambiente que combina entretenimento e consumo voltados ao público infantil, como este livro.
Não se concebe mais a comunicação sem os fenômenos comportamentais que emergem das tecnologias digitais e tampouco o mercado sem os ambientes virtuais. Através das teorias da comunicação, da cibercultura, da interatividade e do consumo no universo da web, e a partir da observação e análise do website Barbie.com, a autora desse livro nos mostra os novos modos de sociabilidades, relacionamentos e negócios, um vasto panorama do webmarketing e da publicidade on-line.

Michelle, que se revesa entre atividades de consultoria de Webmarketing e Comunicação Digital, e o ensino da Universidade do Contestado (UNC) e no Senac, ambas em Santa Catarina, transita com naturalidade entre mercado e academia. Nesse movimento, parece lapidar sua sensibilidade ao perceber que, na web, os limites entre as competências do Marketing e as da Publicidade são incertos, privilegiando-se a melhor combinação entre eles a serviço da marca em um cenário cada vez mais escasso da atenção dos seus consumidores, em especial a do público infantil. Este livro, que é o resultado de sua dissertação defendida no Programa de Mestrado em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná em 2008, é uma importante contribuição para todos os interessados em Cibercultura, no que tange aos usos do Marketing e da Publicidade praticados na web.
Sandra Portella Montardo -Doutora em Comunicação Social pela PUC-RGS - é autora do livro Blogs.com: estudos sobre blogs e comunicação (co-organizado com Adriana Amaral e Raquel Recuero, Editora Momento Editorial, 2009).

A autora:
Michelle Sprandel é Mestre em Comunicação e Linguagens pela UTP/PR (2008), Pós- graduada em Gestão de Marketing e graduada em Comunicação Social. Possui experiência nas áreas de Comunicação, Marketing, Publicidade e Propaganda atuando nos segmentos de prestação de serviço e comunicação digital. Pesquisadora da área de Comunicação, Cibercultura, Publicidade on-line, Marketing, Webmarketing. Atualmente é professora do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC/SC e da Universidade do Contestado - UnC. Também atua como Consultora de Comunicação Digital e Webmarketing. E-mail: michellesprandel@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário